terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sequeira Costa: 81 anos, 81 concertos

José Carlos Sequeira Costa celebrou no passado dia 18 de Julho os seus 81 anos. O Bocas de Fígaro devia-lhe, portanto, os Parabéns atrasados. Para esse efeito, ligámos para a sua residência americana, onde nos atendeu a empregada. «Senhôur Sequeiráh nao poder telephone agoura. Estudár, threinár...», foi o que percebemos...

Dada a estranheza da resposta, os nossos enviados aos States puseram-se a investigar. O ano passado, Sequeira Costa tinha comemorado os seus 80 anos com 8 concertos sinfónicos diferentes. Este ano, ao que parece, quer comemorar o facto de ter sobrevivido a esses oito concertos. Para isso, vai repetir 81 vezes seguidas o 2º concerto de Chopin, num esforço heróico que, pelas contas do Bocas, deverá durar cerca de dois dias.


Dois dias seguidos ao piano. O pianista falou-nos um pouco da logística deste empreendimento: «Há algumas questões complicadas. Por exemplo, quanto às refeições, vou tomá-las sempre em cada reinício da obra, há ali dois ou três minutos só de orquestra que chegam bem para uma sopinha. Quanto às necessidades, bom, lá terá de ser uma algália...». Perguntámos ainda se a orquestra seria sempre a mesma, ao que Sequeira Costa nos respondeu que «não, vou ter 3 orquestras a trabalhar para mim. Trocam de hora a hora, sempre que vier a cadência do 2º andamento! Vou tentar atrasar a passagem sempre que for preciso». O Bocas de Fígaro conseguiu ainda apurar que tanto o mestre português como as orquestras envolvidas estão a ter masterclasses de resistência e estafetas com a equipa de Atletismo nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário